Alunos da UniCesumar fazem pesquisa sobre sorvetes exóticos

Consultoria Junior mostra a viabilidade de uma sorveteria que vende sabores exóticos

Bacon, pão de alho, batata frita, pamonha, energéticos e Doritos. Parece um cardápio de lanchonete, mas são alguns dos sabores exóticos de picolés oferecidos por uma sorveteria de Maringá. Apesar da estranheza inicial, os sabores tiveram boa aceitação de acordo com a pesquisa realizada pela Consultoria Junior da Administração e Gestão da UniCesumar (Conage).

A pesquisa de degustação de sabores exóticos de sorvete foi realizada com alunos do 4º e 6º semestre de Administração, Processos Gerenciais e Ciências Contábeis.  O objetivo era fazer uma análise da inovação de sabores desenvolvidos pela empresa Palácio dos Sorvetes, em Maringá.

O proprietário da sorveteria, Michel Nabil Hajj, desenvolveu os novos sabores para manter o negócio durante a pandemia de Covid-19. Tudo começou com o picolé de bacon.  “Estamos no ramo desde 1996 e buscamos sempre novos conhecimentos, técnicas e tudo o que a nossa imaginação permitir”, revelou.

A PESQUISA

A pesquisa foi feita de maneira bem simples.  Na primeira etapa, em setembro, o empresário forneceu picolés dos sabores de bacon, Doritos,  pão de alho e batata frita.  Alunos experimentaram os quatro sabores e depois responderam a um questionário com perguntas que abordavam   expectativas com o sabor do produto.  Os estudantes também opinaram sobre essas inovações.

“Constatamos que apesar de  poucos entrevistados não terem aprovado alguns sabores, todos foram unânimes ao afirmar que o  empresário deve prosseguir com propostas e estratégias inovadoras e criativas. É um case de sucesso “, explica a professora e coordenadora da pesquisa,  Marilicy Maia.

Nessa fase, participaram 55 alunos do 4º e 6º semestre de Administração. Cada um respondeu um formulário online pelo Google Forms, elaborado pela presidente e consultora da Conage, Lorena Zago: “Queríamos ter uma opinião sobre as inovações que o empresário fez na sorveteria e se elas trariam benefícios para ele. O resultado foi muito positivo”.

O consultor e também aluno de Administração,  Ademir Soares, foi quem fez a tabulação final com gráficos horizontais, verticais e em  formato de pizza.  Tudo consta nos relatórios finais  entregue ao proprietário.  “Pelo menos uns 80% dos alunos ficaram satisfeitos com a experiência. O mais curioso foi que dos 20% que não gostaram dos sabores, informaram que iriam até a sorveteria para experimentar outros picolés”, concluiu.

Diante do sucesso da pesquisa, foi criada uma segunda etapa, incorporando novos sabores: sonho de doce de leite, torta de maçã, pamonha, coalhada, provolone e Yakult.  Os experimentadores foram os alunos do 6 semestre de Ciências Contábeis, professores e coordenadores da área de Ciências Humanas Sociais Aplicadas, equipe do Empresarial e Marketing da UniCesumar. Um total de 108 participantes.

O proprietário da sorveteria gostou da metodologia aplicada: “O resultado veio confirmar, com mais clareza, o que já percebíamos com o retorno das nossas vendas e comentários dos nossos clientes. Agora, com dados mais concretos, podemos nos orientar ainda melhor quanto as estratégias de marketing e colocar em prática os sabores sugeridos pelos participantes”.