Alunos da UniCesumar fazem projetos de “Espaço Sagrado” para o Parque Alfredo Werner Nyffeler

A proposta do exercício acadêmico foi projetar um memorial de até 30 metros quadrados, aberto à visitação e dedicado à espiritualidade

Imagine um moderno monumento, um memorial em pleno lago do Parque Alfredo Werner Nyffeler, um dos mais visitados de Maringá.  Esse pequeno templo, conhecido como “Espaço Sagrado”,  é uma homenagem à vida pós-covid e já existem várias maquetes sugerindo como seria essa nova atração turística da cidade.

As maquetes foram construídas pelos alunos do 4 º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar. Fazem parte de um exercício lúdico enfocando a forma e a simbologia dentro do tema “Espaço Sagrado”.  “Fizemos uma visita técnica  ao Parque Alfredo  Nyffeler, tiramos fotos e agora os alunos construíram as maquetes. As ideias são surpreendentes”, garante a professora do curso, Norma Jung.

A proposta é construir um memorial de até 30 metros quadrados, aberto à visitação, em qualquer ponto do lago localizado no centro do parque. A complexidade do trabalho incluiu aulas de fundações submersas. Todas as maquetes foram submetidas ao aparelho heliodon, um simulador do comportamento solar. É uma forma de prever como o monumento ficará diante do posicionamento sol, tanto no verão como no inverno.

“Saber projetar uma edificação de acordo com o comportamento solar é um conceito básico de sustentabilidade. Isso é muito importante para a vida profissional e que garante vida longa e conforto térmico e lumínico a uma edificação”, explica a professora.

Os alunos utilizaram papelão, metal e madeira para simular o concreto.  Alguns utilizaram acetato para construir vitrais. “O desafio foi criar pensando num monumento sobre a água e a ideia do simbolismo, um espaço ecumênico para que a pessoa sinta paz e espiritualidade de maneira implícita”, revela o estudante Diogo Garcia Bortoloto.

A colega Laisa Maíra Manzotti resolveu utilizar formas geodésicas, uma estrutura com elementos vazados.  “Eu quis sair do convencional. Dei o nome de “Templo Feel It”, um lugar para a pessoa sentir e não habitar”.

Serviço: Mostra de maquetes “Espaço Sagrado”  - subsolo do bloco 10 – UniCesumar Maringá -  até sexta-feira (19/11) das 8h às 11h.