Alunos da Unicesumar ficam entre os finalistas do Hackathon de drones

O Hackathon fez parte do desafio TICNOVA Evoa Weekend

Oito alunos da área de exatas da Unicesumar, divididos em duas equipes: Artic Tech e Dark Side, participaram do Desafio TICNOVA promovido pela Software by Maringá (SbM). O Hackathon contou com nove equipes, totalizando 32 participantes que tiveram o desafio de criar uma tecnologia que permita o acionamento de drones em tarefas específicas ainda não contempladas nas soluções atuais.

No dia 29 de julho, as equipes fizeram um treinamento especial sobre drones. De acordo com um dos coordenadores do Desafio TICNOVA, Ricardo Matiello, foi uma imersão na tecnologia. “Falamos sobre o potencial de mercado, as demandas atuais por tecnologias embarcadas e, principalmente, com foco em desenvolvimento de softwares para integrar os drones às necessidades reais”. Matiello ainda destacou que todas as operações (inclusive as demonstrativas) e equipamentos utilizados foram registrados nas agências reguladoras (ANAC, DECEA, ANATEL).

Os alunos tiveram a missão de desenvolver tecnologia para resolver problemas com a questão de entregas com drones (delivery), seguindo diretrizes como: ambiente controlado, critérios da legislação vigente e propondo um modelo estruturado de acesso destes equipamentos ao espaço aéreo. As operações demonstrativas foram realizadas no campus da Unicesumar Maringá, no dia 13 de agosto.

Finalistas

A equipe Artic Tech esteve entre as três melhores. A divulgação foi realizada no dia 22 de agosto durante a abertura oficial da TICNOVA, no teatro Calil Haddad. Além de estar entre os finalistas, a equipe também terá mentores que discutirão a viabilidade e condições de inserção da tecnologia no mercado.

“Ficamos muito satisfeitos com o resultado apresentado pelas equipes, e mais ainda em termos uma das equipes entre as finalistas e um de nossos alunos (Bruno Garcia, que trabalha na empresa Benner) na equipe vencedora. Durante o desafio, os participantes foram instigados a desenvolverem tecnologias inéditas, embarcadas em drones, para operações profissionais, escaláveis a nível global e com alto grau de inovação.  Destaco que nossos alunos competiram em condições de igualdade com muitos profissionais da área já graduados, e mesmo assim tiveram destaque, o que comprova a força e o comprometimento dos cursos de TI da Unicesumar com a qualidade e a preparação para os novos desafios desse mercado tão competitivo e criativo”, salientou o coordenador do curso de Engenharia de Software da Unicesumar, Marcello Erick Bonfim.

Alunos

A equipe Artic Tech é composta pelos alunos Alan Vinícius Secundo, Matheus Brambilla, Kozuki, Camila Emilly Morais Santos e Guilherme Beidaki Peres. Já a Dark Side pelos acadêmicos Raphael de Pieri Poi Fulgêncio, Mateus Cardozo de Pieri Poi, Bruno Martinelli e Marco Senna Fontanari.