Alunos da UniCesumar participam de evento promovido pela NASA

Hackathon internacional vai ocorrer durante mais de 48 horas em várias cidades do mundo; evento na UniCesumar inclui alunos das unidades de Maringá, Londrina e Ponta Grossa

Estudantes da UniCesumar dos campi de Maringá,  Londrina e Ponta Grossa preparam seus projetos para o hackathon NASA Space Apps Challenge 2021.  A maratona deste ano será entre os dias 1º e 3 de outubro.  O evento  ocorre durante  48 horas e deve envolver cerca de 40 mil participantes em mais de 250 localidades do mundo. Os desafios buscam soluções e inovações para melhorar a vida no planeta.

A  UniCesumar participa do hackathon  desde 2017 e seus alunos tem se destacado com  inovações nas áreas das ciências e qualidade de vida.  Pelo segundo ano consecutivo o encontro será virtual, devido à pandemia.

São esperadas mais 400 participações dos campi em que a UniCesumar é host. Cada equipe será formada por seis pessoas. Foram  abertas 200 vagas para  estudantes de Maringá, 100 de Londrina e 100 de Ponta Grossa. Isso faz com que a instituição seja o maior host do Brasil.

Em 2020, um dos projetos premiados foi o “Set a Light”, um aplicativo infantil criado pela equipe de Everton Carniato Firmino de Oliveira, do 8º semestre de Engenharia.   Basta a criança apontar o celular para o céu que o aplicativo mostra a existência de um satélite, o nome e a origem dele. “Criamos uma espécie de álbum de figurinhas virtual de satélites. A imagem e  as informações  surgem celular da criança”, explica o estudante.

Os desafios não se restringem ao desenvolvimento de aplicativos. As propostas podem envolver inovações nas áreas de robótica, hardware, design, arte, negócio, engenharia, saúde, cultura, educação, ciência de dados e meio ambiente. “Portanto, é um evento interdisciplinar que envolve todas as áreas do conhecimento com alunos da graduação e pós”, conta o coordenador de Engenharia de Software, Marcello Erick Bonfim.

Todos os projetos desenvolvidos são enviados para a NASA, onde são escolhidos os melhores. As soluções  serão divulgadas no site do evento e os vencedores mundiais  convidados a conhecer a agência espacial norte-americana, situada na Flórida (EUA).

Neste ano,  o hackathon NASA Space Apps Challenge  tem  subtítulo "The Power of Ten" (O poder dos dez).  É  uma referência ao décimo ano do evento mundial promovido pela famosa agência espacial.  O evento é aberto a comunidade.

Serviço

A abertura será no canal oficial da UniCesumar no Youtube.  No sábado, pela manhã, os minicursos serão realizados em várias salas  no Google Meet. Às 12h,  também no sábado, o professor Marcello Erick Bonfim fará a abertura no canal do Youtube ”Estruturas_de_Dados_MEB”.

Programação:

- 1/10 - 19h às 22h30 - palestra de abertura com a Profa. Marcella Scoczynski (selecionada pela NASA para o projeto de pesquisa que estuda a origem dos ventos solares e seu impacto na Terra)

- 2/10 - 8h às 11h30 - Bootcamp (minicursos preparatórios) –

12h credenciamento, formação de equipes, início dos trabalhos

- 3/10 - 12h - rodada de pitch (apresentação de 5 minutos) de         cada projeto para a banca julgadora

Premiação: Mochilas para notebook personalizada e kit teclado e mouse sem fio.