Alunos da UniCesumar passam a atender diabéticos em Curitiba

Parceria com a Associação Paranaense do Diabético estabelece atendimento envolvendo nove cursos da instituição; uma série de atividades está programada para o dia 12 de novembro

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 16,5 milhões de brasileiros sofrem de diabetes. A taxa de incidência da doença cresceu 61,8% nos últimos 10 anos. O Brasil está entre os 10 países com os maiores números de diabéticos no mundo. No Paraná, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o número de mortes por diabetes entre 2015 e 2019 ultrapassou os 18 mil, uma média de 3.600 mortes por ano.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou a data de 14/11 como Dia Mundial do Diabetes. Justamente neste mês, a Associação Paranaense do Diabético (Apad) estabelece um convênio com a UniCesumar Curitiba. A instituição de ensino – uma das maiores do país – vai oferecer uma série de serviços e atendimentos para os associados da Apad.

Serão disponibilizados serviços nas áreas de Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Educação física, Biomedicina, Farmácia, Estética e Odontologia.   Os procedimentos serão realizados por alunos, professores e residentes de cada uma das áreas de especialidade abrangidas. O atendimento ao público será  na sede da Apad, porém os casos mais complexos serão encaminhados para os laboratórios e clínicas da UniCesumar Curitiba.

Para marcar a parceria, as duas entidades vão promover uma série de atividades no dia 12/11, das 9h às 17h, na sede da Apad. Os associados terão acesso gratuito à testagem de glicemia, palestras, degustação de produtos voltados aos diabéticos e atividades culturais.

De acordo com Raphael Taques Pilatti, diretor tesoureiro da Apad,  o convênio representa ações focadas no bem estar, qualidade de vida, inserção social e defesa de direitos das pessoas portadoras de diabetes. “A UniCesumar, por meio da sua extensão universitária,  mostra para a comunidade que é um instrumento de promoção da qualidade de vida para os portadores do diabetes. Os nossos associados receberão de forma gratuita os benefícios deste convênio conforme um plano de trabalho a ser desenvolvido por meio das coordenadorias dos cursos”, explica.

Pilatti conta que um bom controle glicêmico depende de três fatores: cuidados com a alimentação, prática regular de exercícios físicos e adesão ao tratamento medicamentoso.  “Os trabalhos em conjunto da Apad e UniCesumar vão resultar na entrega das informações científicas atuais e dos serviços especializados para cada uma dessas necessidades”, afirma Pilatti.

Para Ana Lúcia Cardoso Ribeiro, coordenadora dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física da UniCesumar, a nova parceria representa um marco para os acadêmicos, pois eles estarão em contato direto com um grupo de pacientes específicos, com características e necessidades complexas e individuais: “Será uma oportunidade  para o aluno aumentar sua experiência profissional, ainda enquanto acadêmico. Além disso, os pacientes diabéticos, que representam uma parcela significativa da população, terão a oportunidade de um atendimento especializado dentro das áreas de formação profissional que a UniCesumar oferece”.

DIABETES

A doença é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, onde as células do corpo ficam com pouca energia e o sangue repleto de glicose.O diabetes tipo 1 é um distúrbio caracterizado pela destruição das células produtoras de insulina, através de mecanismos imunológicos. Quando isso acontece, é preciso fazer a reposição para se manter saudável e com qualidade de vida.O diabetes do tipo 2 tem um fator hereditário maior do que no tipo 1. Além disso, há uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo. O diabetes tipo 2 é responsável por 95% dos casos é está muito relacionado ao estilo de vida, sendo prevenido por meio da adoção de hábitos de vida saudável.

A ASSOCIAÇÃO

A Apad, fundada em 1983, tem hoje 9 mil associados cadastrados na região metropolitana de Curitiba. É uma associação civil sem fins lucrativos, com finalidade filantrópica e beneficente. Seus objetivos são a educação, promoção e atenção na esfera da assistência social, bem como da saúde pública e defesa de direitos das pessoas portadoras de diabetes.

Serviço:

Apad aceita novos associados. Mais informações pelo Tel: (41) 3244 7711. Endereço:  Av. Iguaçu, 4263 - Vila Izabel, Curitiba - PR, 80240-031