Alunos da Unicesumar participam de palestra sobre o Fracking

Tema tem chamado a atenção de autoridades por todo o mundo

Os alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária da Unicesumar, participaram na última sexta-feira, 10, de uma palestra sobre o Fracking.

A atividade foi realizada no Auditório de Medicina da instituição e contou com a presença do diretor-presidente da Mantenedora Unicesumar, Cláudio Ferdinandi, do diretor do Centro de Ciências Exatas, Tecnológicas e Agrárias, Paulo Victor Fleming e do coordenador dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária da Unicesumar, Rômulo Behrend.

Proferida pela coordenadora Nacional da Coalizão Não Fracking Brasil (COESUS) e diretora da 350.org na América Latina, Nicole Figueiredo de Oliveira, a palestra debateu a importância da divulgação do tema para a sociedade e os prejuízos que podem ser causados ao meio ambiente.

Fracking

O faturamento hidráulico, também conhecido como Fracking é utilizado para realizar perfurações e extração de gás, o chamado Gás Xisto ou Gás de Folhelho, em inglês chamado de Shale Gas.

Essa metodologia de extração de gás causa inúmeros impactos ambientais. No Paraná, há várias cidades que estão sob assédio das empresas que foram selecionadas para realizar o Fracking. Em Maringá, foi proibida a extração e exploração por meio do Fracking.