Formandos de Design de Moda da UniCesumar promoveram um desfile para mostrar suas criações como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O resultado, apresentado na noite de quarta-feira (24/11), surpreendeu a plateia devido a criatividade e inovação nas peças.
Pela passarela, o público conheceu criações para terceira idade, noite, praia, roupas íntimas, plus size e até peças para cachorros. Também se destacaram criações para mulheres com acondroplasia (nanismo). Os trabalhos envolveram 50 acadêmicos dos cursos de bacharelado e tecnólogo.
Isabela Chianfa, presidente da Consultoria Júnior de Moda (ConModa), uma das formandas, desenvolveu a marca “Eos” junto com o colega Lucas Stefanello. Eles criaram roupas streetwear no conceito agênero (sem identificação com um gênero específico). “Mostramos que é possível criar peças para pessoas que não se identificam com roupas tão femininas ou tão masculinas. A gente fica muito preso nessa questão de gênero. Penso que as pessoas perceberam o nosso propósito”.
A noite também foi histórica por ter sido o primeiro desfile de uma turma de tecnólogos em Moda da UniCesumar. “É um curso novo e que dura dois anos. É focado na prática para a confecção. É diferente do bacharelado que tem uma matriz mais extensa durante quatro anos”, explicou a coordenadora de Moda, Ana Paula Furlan.
O desfile foi coordenado por Ed Benini, produtor do São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do Brasil. Ele é egresso da UniCesumar onde participou da primeira turma de Publicidade e Propaganda. “Hoje é o dia do primeiro sonho de um estilista”, comentou ao falar do que representa o desfile para os formandos. “Faço a direção da passarela. Como alguns que desfilam não são modelos, ensino como fazer a coreografia do desfile, a posição na passarela e o ritmo”, explicou. É o segundo ano de Benini como diretor do desfile da UniCesumar.
A banca avaliadora contou com egressos do curso de moda da UniCesumar: Loeci Scapinello, Carol Coutinho, Viki Duarte Char, Gabriel Coutinho Calvi, Phelipe Zanardo e Marcela Borges, uma influencer digital. Ela conta que entrou no ramo do e-commerce antes mesmo de se formar na instituição, em 2011. “Não vejo o futuro sem a moda digital. Vai acompanhar sempre o presencial e vejo que é um ótimo campo de trabalho para os futuros colegas”, prevê.