Alunos da Universidade Estadual do Missouri (EUA) iniciam intercâmbio na UniCesumar

2A UniCesumar, por meio do departamento de Relações Internacionais, recebeu ontem (29/05), um grupo de oito norte-americanos, entre eles, um professor, uma ex-aluna e seis alunos da universidade Missouri State University (MSU), do Estado de Missouri (EUA). Eles permanecerão em Maringá até o dia 3 de agosto deste ano, participando das atividades do programa Global Agriculture Iniciative, realizado há seis anos entre as duas universidades.

Na última semana, 20 alunos da UniCesumar retornaram de um intercâmbio de 15 dias na MSU e agora é a vez dos americanos conhecerem a realidade das áreas de agricultura e pecuária brasileira. Além de aulas no campus de Maringá, os alunos vão fazer visitas em propriedades rurais e indústrias do setor na região.

De acordo com o coordenador do curso de Agronomia da UniCesumar, Edison Shimidt Filho, o programa é importante para a instituição pelo fato de que a internacionalização dos cursos projeta a instituição no contexto internacional, além de trazer experiências inovadoras para nossos alunos. “É um meio de aproximação dos acadêmicos do contexto global de produção agrícola e pecuária, de novas tecnologias e ainda uma oportunidade de conhecer a realidade vivida no campo, no ensino e na pesquisa, em um dos países mais desenvolvidos do mundo”, explica. Edison acrescenta que para os professores “é a oportunidade de contato com outras instituições internacionais e ainda discussão de temas de suas aulas, de pesquisas e conhecimento da educação superior nos Estados Unidos”.

Para o diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos, “esse intercâmbio entre as duas universidades mostra que não há barreiras ao conhecimento e que, quanto mais trocamos experiências e ideias, maior é o potencial de transformação da educação. Hoje recebemos, com alegria, o grupo em nosso escritório e mostramos a eles a nossa estrutura. Percebemos como também estão felizes com esta primeira experiência em nosso país”.

Programa

O programa Global Agriculture Iniciative é realizado há seis anos entre as duas instituições. Consiste em estágios práticos de estudantes das duas universidades: os alunos norte-americanos vêm para Maringá e os acadêmicos brasileiros dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da UniCesumar vão para Missouri.