Estudantes de Agronomia visitam cooperativa Agrária em Guarapuava

Estudantes da Missouri State University e do curso de Agronomia da UniCesumar visitaram, ontem (25/06), a cooperativa Agrária em Guarapuava. A atividade faz parte do Global Agriculture Iniciative, realizado em parceria entre as duas universidades.

Durante a visita, o grupo de estudantes teve a oportunidade de conhecer um pouco da história da cooperativa e também o cultivo da cevada e da produção de malte. “Para os alunos da UniCesumar foi um aprendizado único, já que na região não temos produção de malte por conta do clima. Essa é uma cultura diferente da realidade agrônoma de Maringá e os alunos tiveram essa oportunidade de entender todo o processo. Já os americanos têm familiaridade com esse tipo de produção, puderam conhecer como o cultivo é feito no Brasil e saber que o malte daqui também é exportado para vários outros países”, explicou o coordenador do curso de Agronomia, Edison Schimidt Filho.

Além de conhecer a cooperativa, os alunos também visitaram a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) e também a cervejaria Dona Albir, que utiliza o malte da cooperativa para produzir cerveja.

A cooperativa Agrária foi fundada por alemães que chegaram em Guarapuava em 1951 e hoje produz soja, milho, trigo e aveia, que é utilizada para fazer o malte. Atualmente a Agrária é responsável por 40% do malte utilizado em todo o Brasil.

Na época que chegaram em Guarapuava, o grupo era composto por 2500 pessoas de 500 famílias. Dessas 193 ainda estão vivas. Hoje, estão distribuídos em cinco comunidades e desde então trabalham no sistema de cooperativa.

Programa

O programa Global Agriculture Iniciative é realizado há seis anos entre as duas instituições. Consiste em estágios práticos de estudantes das duas universidades: os alunos norte-americanos vêm para Maringá e os acadêmicos brasileiros dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da UniCesumar vão para Missouri.