Unicesumar
Unicesumar

Alunos de Arquitetura e Engenharia constroem casinhas sustentáveis para ONGs de animais

Mais de 17 casinhas foram construídas, beneficiando 5 ONGs de Maringá (PR) e região

 

Antes de planejar, projetar e supervisionar grandes edificações, alunos do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Engenharia da UniCesumar em Maringá receberam a missão de construir casinhas para animais abandonados acolhidos por ONGs. O objetivo foi produzir abrigos com design moderno, sustentável e confortável, que atendessem às necessidades dos “clientes”, no caso, gatos e cachorros. Ao todo, as turmas confeccionaram cerca de 17 casinhas, beneficiando 5 ONGs de Maringá (PR) e região. 

Durante um mês de trabalho, o projeto abordou todas as etapas reais de um projeto arquitetônico, desde a elaboração dos esboços, desenho da planta, passando pela produção de maquetes, até a construção final. Todo o material utilizado foi derivado de sobras de construções e materiais recicláveis, como tapumes e arames. 

Segundo o professor Murilo Zampieri, da disciplina de Projeto de Vida, o trabalho dos alunos vai além do aprendizado técnico para o mercado de trabalho. “Este tipo de ação visa o desenvolvimento de um profissional mais humano, capacitando-os a trabalhar em equipe e promovendo uma consciência solidária e empática em relação aos problemas sociais,” afirma. Com o resultado, os alunos puderam aprender, ainda, o que funciona ou não como produto. 

A equipe composta por Hanna, Ana Gabrielly, Thiphany, Mirlhes e Eduardo escolheu a ONG PettiGatô para ser beneficiada pelo projeto. A PettiGatô é uma cafeteria que acolhe gatinhos de rua, oferecendo visibilidade e facilitando a adoção desses animais. “Escolhemos este local por ser um estabelecimento novo, que ainda não possui muitos móveis para completar os espaços. Logo na entrega das casinhas, dois gatos vieram experimentar a novidade, demonstrando o conforto e a resistência da estrutura, que prezamos durante toda a construção”, explica Hanna. 

WhatsApp Image 2024-07-10 at 14.03.32

WhatsApp Image 2024-07-10 at 14.03.59

Últimas notícias

Categorias