Alunos de Artes Visuais apresentam a peça “Chapeuzinho Vermelho”

[ cartaz da peça ]

A peça Chapeuzinho Vermelho, adaptada por Maria Clara Machado em 1956, vai ser apresenta nesta segunda e terça-feira no palco do auditório Dona Etelvina do Cesumar por um grupo de alunos do 2º ano de Artes Visuais. A montagem, embora obedeça aos moldes mais tradicionais da história contada deste a Idade Média, tem uma boa dose de humor e promete agradar adultos e crianças, segundo a produtora Fabiana Calisto Trevisan, uma das alunas do grupo.

O espetáculo faz parte do projeto Cultura da disciplina Prática de Ensino das Artes e tem coordenação da professora Patrícia Cristina Sória. A atuação fica por conta da maioria dos trinta alunos da turma, enquanto outros se dedicam à cenografia, produção, figurino e iluminação. O objetivo, conforme Fabiana, foi privilegiar a criança "inserindo doses de humor que também vão divertir os adultos".

A primeira versão da história de Chapeuzinho Vermelho é atribuída a Charles Perrault, que no século 14 percorrida a Alemanha atrás de diferentes histórias, assim como faziam os Irmãos Grim, memoráveis pelos inúmeros contos de fada de criaram. No decorrer dos tempos o conto foi sendo adaptado para cada público, sendo no entanto, mais aceito pelo público infantil.

O diferencial na peça que será apresentada pelos estudantes de Artes Visuais é a forma irônica de ver as situações. "Ao mesmo tempo, a peça trabalha com as questões éticas e morais e o lobo mau deve pagar ao final pelas maldades que cometeu", conta a estudante responsável pela produção.

A peça Chapeuzinho Vermelho será apresentada na segunda e terça-feira às 20 horas, no auditório Dona Etelvina, e é aberta à comunidade. O ingresso é um litro de leite longa vida, que pode ser trocado na bilheteria do anfiteatro, a partir das 19 horas. A arrecadação será doada a uma entidade assistencial.

Serviço

Chapeuzinho Vermelho: segunda e terça-feira no auditório Dona Etelvina do Cesumar. Entrada: 1 litro de leite longa vida