Alunos de Direito da UniCesumar de Londrina realizaram júri simulado online

Atividade foi realizada pelas turmas dos períodos matutino e noturno na última sexta-feira (5)

A inserção dos alunos em atividades práticas durante a graduação é um dos maiores destaques da metodologia pedagógica da UniCesumar. Como forma de potencializar o aprendizado, os alunos do curso de Direito da UniCesumar de Londrina receberam uma missão durante o período de aulas remotas: realizar um júri simulado, que ocorreu na última sexta-feira (5) em dois horários (9h45 e 19h), por meio de uma videoconferência.

Para o júri, foi escolhido um clássico do Direito, retratado no livro de ficção “O Caso dos Exploradores de Cavernas”. De acordo com o professor responsável pela atividade, Romulo de Aguiar Araújo, o livro foi estudado durante o semestre como forma de apresentar decisões jurídicas. “Então, eu propus aos alunos para que fizéssemos um júri simulado. Definimos quem seriam os réus que estão sendo julgados por um crime de homicídio”, explicou. Na sequência, acusação e defesa fizeram perguntas, seguidas dos debates orais entre as partes. Por fim, a atividade foi encerrada pela decisão do júri.

Uma das alunas que aprovou a iniciativa foi Rebeca, do 1º semestre do curso. “Mesmo em tempo de pandemia e isolamento social, nós conseguimos nos organizar para ter uma aula prática e poder interagir com outros alunos e com os professores”, disse.

“A atividade proporciona capacidade de análise, de argumentação, de estudo, criatividade, dentre outros que podem ser reforçados pelo professor da disciplina”, enfatizou a coordenadora dos cursos da UniCesumar de Londrina, Ísis Massi.