Alunos de Educação Física da UniCesumar de Curitiba participam do Festival Paralímpico 2019

No evento, os estudantes interagiram com aproximadamente 100 crianças e jovens com deficiências físicas e intelectuais

Mais importante do que adquirir conhecimento é utilizar o aprendizado em ações que possam melhorar a qualidade de vida da sociedade. Com essa proposta, estudantes do 1º e 2º ano de Educação Física da UniCesumar de Curitiba participaram do Festival Paralímpico, realizado em 21 de setembro para comemorar o Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia 22.

O evento reuniu, ao todo, aproximadamente 100 crianças e jovens com deficiências físicas e intelectuais. Nas atividades, os participantes puderam vivenciar três modalidades paralímpicas: basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado e parataekwondo.

De acordo com o professor do curso de Educação Física, Rafael Reis, essa é a chance de os alunos viverem, na prática, o que aprenderam na graduação. “Eles podem aplicar principalmente a disciplina de Necessidades Especiais, que tem como foco o Paradesporto. Além disso, são nessas vivências que os alunos conseguem entender as nuances de se trabalhar com o público especial, percebendo as características específicas de cada deficiência”, declarou.

O Festival Paralímpico ocorre simultaneamente em várias cidades do país. A UniCesumar foi uma das instituições selecionadas para integrar o Comitê Paralímpico Brasileiro para participar com os acadêmicos, que tiveram a oportunidade de conhecer os medalhistas paralímpicos dos Jogos ParaPanamericanos de Lima 2019.