Alunos de Educação Física de Curitiba participam de capacitação sobre Futsac

Atividade é um diferencial que a UniCesumar oferece aos estudantes

Promover experiências únicas e diferenciadas faz parte dos objetivos da UniCesumar na formação de profissionais de excelência. Pensando nisso, os alunos de Educação Física da unidade Curitiba participaram, no dia 8 de junho, de uma capacitação de Futsac, modalidade que mistura Futevôlei, com Tênis e Futebol e foi o primeiro esporte da história criado no Paraná.  O curso foi realizado em parceria com a Confederação Brasileira de Futsac.

Segundo o professor Rafael Reis, com esse treinamento, os alunos poderão aplicar a metodologia de iniciação do Futsac em outros locais. “Eles estarão aptos a darem aulas e treinos em academias, escolinhas, sempre com a supervisão de um profissional. O Futsac é um esporte que pessoas de todas as idades podem praticar. Ele exige reflexos, concentração, habilidade, resistência e acima de tudo é muito divertido”.

Em maio, o curitibano Marcos Juliano Ofenbock, idealizador do esporte, esteve na UniCesumar falando com os alunos sobre a sua história de vida e trajetória de criação do novo esporte. Ofenbock falou dos desafios e do reconhecimento do Futsac como esporte, ensinando os estudantes a praticarem a modalidade. Além disso, doou uma bola de Futsac para a Instituição e um livro que conta sobre a modalidade.

A bola usada no Futsac é de crochê, recheada de plástico granulado reciclado de garrafa PET. A modalidade é praticada em quadras que medem 5 metros de largura por 10 metros de comprimento, com uma rede divisória de 1 metro e meio de altura. Pode ser jogada individualmente ou em duplas e o desafio é derrubar por mais vezes a bolinha no campo adversário durante os três sets da partida, que dura em torno de 30 minutos. No esporte, a bolinha não pode ser tocada com as mãos, sendo permitido o uso dos pés, pernas, tronco, cabeça e ombros.