Alunos de Educação Física promovem nove minicursos

Os alunos do terceiro ano do curso de licenciatura em Educação Física da Unicesumar estão promovendo nove minicursos com diversas temáticas nas áreas de educação e saúde. Ministrados pelos próprios estudantes e por palestrantes convidados, as atividades teóricas e práticas começaram ontem (24) e seguem até esta quarta-feira (26) no período da noite.

Os minicursos promovidos são: Futsal na Escola, Atividades Circenses na Escola, Nutrição Esportiva, Treinamento Funcional, Jogos Tradicionais, Recreação Escolar, Primeiros Socorros no Âmbito Escolar, Beisebol na Escola e Street Dance. Segundo o aluno Valdemir Aparecido Gomes Junior, a iniciativa de explorar essas áreas é enriquecedora. "É uma oportunidade de ir muito além do conhecimento científico, é trocar experiência e conhecimento que nem sempre as disciplinas trazem", diz.

Segundo o professor Adolfo Amorim, palestrante do minicurso sobre futsal, o evento é importante e necessário na construção dos futuros profissionais. "Estou aqui para transmitir o que sei e tentar não deixar dúvida. Quero que compartilhem e interajam para que eu não seja o protagonista deste conhecimento, e sim para que os alunos se sintam a vontade colocando os pontos de vista", afirma.

Para o aluno André Felipe Correia da Silva, os minicursos são proveitosos por trazer temas que não são discutidos e estudados com frequência. "São assuntos bastante necessários não só na nossa formação, mas de outras áreas que estão aqui nos assistindo também. E muitas vezes não debatemos tão profundamente, como é o caso do meu grupo que fala sobre a recreação escolar", pontua.

Silva acrescenta, ainda, que no tema em que participa é fundamental perceber a diferença da atividade cooperativa e competitiva, e que não há uma melhor do que a outra. "Tudo depende da situação e da idade. Mas o mais importante é não perder a ludicidade de vista. Trabalhar esse aspecto com a criança faz toda a diferença na formação", esclarece.

Os minicursos acontecem no bloco HV2 da instituição das 19h30 às 22h50. Para mais informações, ramal 1138.