Alunos de Enfermagem apresentam trabalho sobre tabagismo em congresso internacional

International Cardiology Meeting 2019 reuniu profissionais de 27 países que são referência em cardiologia ao redor do mundo

Os alunos de Enfermagem da UniCesumar de Curitiba apresentaram um trabalho sobre tabagismo entre o público universitário no International Cardiology Meeting 2019, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de agosto. Além da apresentação de trabalhos, o evento teve palestras ministradas por profissionais de 27 países.

Sob o título “Ação de sensibilização para prevenção e combate ao tabagismo entre universidades: um relato de experiência”, a ideia do projeto foi promover a discussão sobre os prejuízos do hábito de fumar entre o público universitário. A ação foi realizada no dia Mundial de Combate ao Tabagismo.

O trabalho foi desenvolvido por acadêmicos do 2º e 3º ano de Enfermagem, coordenados pela professora Vivian Freitas Rezende Bento. Segundo ela, o corpo de avaliadores dos trabalhos é muito exigente, então participar do congresso foi uma surpresa feliz. “A banca avaliadora do tema elogiou muito, pois demonstramos por meio de nosso trabalho alguns vieses existentes nas campanhas antitabaco e propusemos melhorias afim de intervir nestas questões”, explicou, adicionando que esse tipo de atividade é muito importante para os alunos. “Percebemos que trabalhos como esse estimulam os alunos a se interessarem por pesquisa científica.”

PECADOS E DOENÇAS

Além da apresentação do projeto, a professora Vivian também ministrou no evento a palestra “"Pecados capitais: soberba e a não adesão ao tratamento”, na qual tratou sobre a não aceitação da doença e do tratamento por parte dos pacientes. “O tema da palestra é uma forma de alertar os profissionais de saúde de que todos nós, neste caso os pacientes, possuímos ‘pecados’ que podem se tornar fatores de risco cardiovascular”, explicou.

Vivian citou também outras relações entre pecados e doenças, como ira e preguiça poderem causar estresse e sedentarismo. “Identificando estes ‘pecados’ podemos intervir no estilo de vida do paciente e consequentemente melhorar sua condição clínica, prognóstico e qualidade de vida”, declarou.

Além de Vivian, o evento foi composto por vários outros momentos, reunindo profissionais que são referência mundial no tema. O International Cardiology Meeting 2019 foi realizado pela Sociedade Paranaense de Cardiologia, juntamente ao 47º Congresso Paranaense de Cardiologia.