Alunos de Enfermagem da UniCesumar participaram de ação contra o tabagismo

Atividade foi desenvolvida com o apoio da Sociedade Paranaense de Cardiologia

Em lembrança ao Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, os alunos de Enfermagem da UniCesumar de Curitiba promoveram uma atividade de conscientização sobre os malefícios do tabagismo. A ação foi realizada durante no período da manhã e da noite e contou com o apoio da Sociedade Paranaense de Cardiologia.

De acordo com a professora Vivian Rezende, a ação cumpriu com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre as consequências que o hábito de fumar acarreta na saúde. “Foi muito interessante e produtiva, a atividade é de extrema importância para o aluno exercitar e colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, é fundamental para que o aluno entenda o papel e a responsabilidade do enfermeiro frente à comunidade”.

Durante a atividade, os acadêmicos também informaram sobre tratamentos disponíveis e encaminhamentos aos serviços de referência do Sistema Único de Saúde. “Em virtude da boa participação e interação do pessoal, vamos fazer uma segunda edição em agosto, no Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. Essa ação também deu origem a um trabalho científico que submetemos em um Congresso Internacional de Cardiologia”.

O tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, segundo a OMS. Estima-se que cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo morram pelo uso do tabaco todos os anos. O hábito de fumar causa até 90% de todos os cânceres de pulmão.