Alunos de Enfermagem participam de mutirão de vacinação contra a gripe para caminhoneiros

Por meio da ação, que ocorrerá entre os dias 22 e 30 de abril no posto de combustível do G10, aproximadamente 1 mil motoristas receberão a vacina

Além de seguir as recomendações dos órgãos de saúde, outro ato importante no combate ao coronavírus é prevenir-se contra outras doenças – especialmente as que atingem o sistema respiratório. Por isso, os alunos e professores do curso de Enfermagem da UniCesumar, em parceria com a Secretaria de Saúde de Maringá, estão participando de um mutirão de vacinação contra a gripe no posto de combustível do G10. A ação, destinada aos motoristas de caminhão, começou nesta quarta-feira (22) e vai até o dia 30 de abril, com a expectativa de imunizar aproximadamente 1 mil pessoas.

Para receber a vacina, o motorista precisa apresentar a CNH nas categorias C, D ou E. Além disso, eles também serão aconselhados sobre as recomendações de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscaras e a higienização correta das mãos.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UniCesumar, Juliana Dalcin Donini e Silva, essas ações são muito importantes tanto para a população, quanto para os alunos. “O curso de Enfermagem tem contribuído sempre que possível com as instituições parceiras, e não tem sido diferente nestes dias de quarentema. Nossos alunos e professores voluntários tem participado das ações em Maringá e também no município de Sarandi”, explicou.

“Essa ação está sendo de grande importância para a população, pois estamos realizando conscientização de todos e desenvolvendo nossas habilidades técnicas e de comunicação”, disse Para Vinicius Brito de Souza, do 4º ano de Enfermagem, ressaltando que acredita que a experiência contribuirá para seu aprendizado. “Isso me tornará um profissional mais competente e humano.”

NOVAS ESTRATÉGIAS DE VACINAÇÃO

De acordo com a coordenadora da sala de vacinas da Secretaria de Saúde, Edilene Góes, a pandemia do novo coronavírus criou a necessidade de traçar estratégias específicas para a vacinação de cada grupo. “Os caminhoneiros foram inclusos nos grupos de vacinação quando a mesma já estava em andamento. Para evitar aglomerações deste novo público junto aos demais, a estratégia escolhida está acontecendo em parceria com a UniCesumar para aplicação das doses utilizando a estrutura de local amplo, acessível e com melhores condições de atendimento ao grupo”, explicou.