Alunos de Engenharia Civil e Mecatrônica produzem máquinas inspiradas na abertura de “Castelo Rá-Tim-Bum”

Estudantes tiveram uma semana para desenvolver a atividade, que faz parte da disciplina de Introdução à Engenharia e resultou na produção de 13 modelos

Como parte da inserção de conhecimentos teóricos em atividades práticas, os alunos do 1º ano dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecatrônica da UniCesumar demonstraram 13 projetos inspirados na máquina de Rube Goldberg, que inspirou a abertura da série “Castelo Rá-Tim-Bum”. A apresentação ocorreu na última sexta-feira (20) e foi parte da disciplina de Introdução à Engenharia.

Os acadêmicos tiveram, ao todo, uma semana para concluírem os projetos. De acordo com a professora responsável pela atividade, Thaise Moser, a ideia foi juntar no mesmo projeto as partes de criatividade, cálculo e execução. “Foi feita toda a contratação das equipes, então cada time foi tratado como se fosse um escritório de engenharia. As equipes desenvolveram o projeto, que incluiu o planejamento, o orçamento da máquina e todos os equipamentos necessários para executar ele”, descreveu a professora.

Para ela, ações como essa são capazes de transformar a aprendizagem dos alunos. “Eles já começam a trabalhar com projetos reais e conseguem, de maneira mais simples, entender a parte de projeto e de execução.”

André Souza Ferreira foi um dos alunos que participaram da atividade. O aluno de Engenharia Mecatrônica explicou que a primeira parte do projeto foi reunir ideias e, por fim, executar. “A parte de criar os mecanismos foi difícil, pois nós optamos por mecanismos mecânicos, e não por arduínos, para poder baratear o processo.” O aluno reforçou que essa é uma experiência que abre o caminho para as próximas que ainda virão. “Como estamos no primeiro ano, muita gente pensa que faremos somente coisas básicas, mas é bom pegarmos algo elaborado para fazer porque isso aumenta o nosso nível”, concluiu.