Alunos de Engenharia Civil fazem exposição de estruturas de concreto na UniCesumar

Ao todo, 70 estudantes do curso se dividiram em grupos e desenvolveram dez réplicas reduzidas de estruturas reais

Com o objetivo de aplicar, na prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos do 3º ano do curso de Engenharia Civil da UniCesumar embarcaram em uma atividade desafiadora: produzir réplicas de estruturas de concreto. Ao todo, aproximadamente 70 alunos se dividiram em grupos para produzir dez peças, que estão expostas no hall do Bloco 7 da Instituição.

A atividade faz parte da disciplina de Tecnologias de Construção, ministrada pelo professor e coordenador do curso, Judson Ribeiro. Segundo ele, o resultado da ação foi surpreendente, especialmente se considerado o tempo que os alunos tiveram para desenvolver as peças. “Fiquei surpreso com o comprometimento dos alunos. Um mês é pouco tempo, mas o objetivo foi alcançado e foi bastante gratificante ver a empolgação deles na apresentação do trabalho.”

Os estudantes precisaram conhecer toda a parte técnica e teórica de cada peça a ser construída. Para isso, eles fizeram uma pesquisa aprofundada, buscando informações em artigos, livros e revistas do gênero.

O resultado, no entanto, fez o esforço valer a pena. O professor Judson enfatizou a sensibilidade dos alunos de mostrarem o que acontece por trás das estruturas de concreto, por exemplo. “Às vezes, passamos por um viaduto e não temos a dimensão do que é feito para segurar aqueles muros. Eles conseguiram ir além do que foi proposto, demonstrando como realmente são feitas essas estruturas”, contou.

As peças produzidas pelos estudantes estão expostas no hall do Bloco 7. Os demais alunos, assim como os colaboradores e professores da UniCesumar terão até a próxima semana para conferirem a exposição.