Alunos de Estética e Farmácia recebem capacitação sobre DSTs

Durante esta semana, alunos dos cursos de Estética e Cosmética e Farmácia da Unicesumar participam de capacitações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) ministradas por profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Maringá. O treinamento servirá para embasar projetos de extensão que estudantes irão desenvolver para conscientizar a população sobre os riscos dessas doenças.

Foram apresentadas orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis como HIV, Sífilis e Hepatite B e C. A equipe do CTA explanou desde a forma de contágio, sintomas, teste rápido, tratamento e aconselhamento.

A professora Janete Lane Amadei explica que a capacitação é o passo inicial de dois projetos de extensão que os alunos dos cursos desenvolverão nos próximos dias. "Eles precisam estar sólidos quanto ao conhecimento para que o resultado final seja eficiente. Outro passo é a construção de estudos científicos sobre os dados que serão coletados", explica.

Os alunos de Farmácia promoverão o tradicional "Dia dos Namorados", quando em 10 e 11 de junho eles auxiliarão a equipe do CTA em testes rápidos para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis. A ação acontecerá no campus da Unicesumar e visará atender os jovens, aqueles enquadrados na chamada "população sexualmente ativa".

Já o grupo de 30 alunos de Estética percorrerá a partir do próximo mês salões de beleza da cidade a fim de orientar as manicures sobre a prevenção das Hepatites B e C . "Pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde apontam que essas profissionais da beleza possuem pouco conhecimento sobre a doença, sendo que muitas delas estão contaminadas com alguma hepatite. Para que o resultado do trabalho seja satisfatório vamos diretamente nos locais de trabalho dessas manicures", explica Janete.