Alunos de Fisioterapia realizam capacitação para cuidadores de pacientes crônicos

Curso foi ministrado para a comunidade, no Hospital Municipal de Maringá

Acadêmicos do curso de Fisioterapia realizaram, na última segunda-feira (29), uma capacitação para cuidadores de idosos e doentes crônicos, no Hospital Municipal de Maringá (HMM). A ação foi realizada com o intuito de orientar os cuidadores sobre os cuidados gerais com as pessoas acamadas.

As orientações foram dadas por profissionais de diversas áreas. No caso da Fisioterapia, foram realizadas dicas para a prevenção de quedas, prevenção de úlceras de decúbito (conhecidas como escaras) e mobilização do paciente.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da UniCesumar, Michelle Cardoso Machado dos Santos, essa ação foi desenvolvida mediante uma necessidade identificada por profissionais do hospital. “Ali no hospital, perceberam que estava havendo uma reinternação dos pacientes por falta de um cuidado específico em casa e os cuidadores estavam com muitas dúvidas e receio de como cuidar dos idosos e doentes em casa”. Segundo a coordenadora, por este motivo já existe uma programação para encontros: “estamos com três edições previstas neste ano. Essa foi a primeira”.

O projeto envolve oito alunos do curso de fisioterapia e duas professoras. Os acadêmicos, orientados por seus professores, se baseiam no manual para cuidadores de pacientes acamados, elaborado pelos fisioterapeutas do município e outros materiais científicos.

A capacitação teve duração de dois dias e  ainda será realizada em outras etapas. “Essa ação deverá ser realizada no máximo a cada dois meses. A definição de datas é de responsabilidade da enfermeira da educação permanente do HMM”, destacou a professora responsável pelo projeto na instituição, Patrícia Nascimento.