Alunos de Jornalismo são destaque no prêmio Sangue Novo

foto_imprensa_interna-padrãosite-Foram divulgados os resultados do 20º prêmio Sangue Novo, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, na noite de ontem (7), em Curitiba. O curso de Jornalismo da Unicesumar conquistou três primeiros lugares, um segundo e um terceiro lugar dos cinco projetos finalistas da instituição na competição.

Ao todo, foram 438 trabalhos inscritos. A Unicesumar foi premiada com os primeiros lugares com a reportagem para rádio com o tema "Trabalho Infantil Doméstico: uma série de reportagens especiais para rádio", produzida pela jornalista Tais Iasmine da Cruz Nakakura; o jornal laboratório Matéria Prima, produzido por alunos do terceiro ano do curso; e a reportagem escrita com o tema "A hegemonia dos cliques", produzida pelo aluno Wesley Bichoff;

O segundo lugar foi para o radiodocumentário "Alzheimer: eles podem esquecer, nós não podemos", produzido pelos alunos Ana Paula Candelório, Daniela Parkuts, Maria Isabela Corrêa, Nailena Faian e Vilson Junior. Já o terceiro lugar ficou com a revista impressa "Eu Tenho Liberdade", produzida pelos alunos do terceiro ano do curso. Os trabalhos na disciplina de rádio foram orientados pelo professor e coordenador do curso, Vinicius Dorne, e os trabalhos escritos, pela professora Rosane Barros.

Segundo o coordenador do curso, Vinicius Dorne, os trabalhos foram de altíssima qualidade. "A premiação, de alguma forma, evidencia os trabalhos desenvolvidos dia a dia pelos alunos do curso de Jornalismo, sob orientação cuidadosa e criteriosa dos professores. Produtos que procuram sempre se guiar pela ética jornalística e, sobremaneira, pela função social da profissão: almejam olhar para a realidade e problematizá-la, principalmente a partir de temas de interesse público e social".

Para a professora Rosane Barros, as produções são aprendizados. "Nossos alunos têm demonstrado, sobretudo, comprometimento com as práticas laboratoriais do curso. Eles entendem a necessidade de experimentar, errar, refazer, enfim, compreender os processos que tornam essa profissão tão importante e apaixonante", diz.