Alunos de Medicina apresentam casos no Congresso Brasileiro de Infectologia

Os alunos que integram a Liga de Infectologia do curso de Medicina da Unicesumar tiveram quatro trabalhos aprovados para o Congresso Brasileiro de Infectologia. As pesquisas serão apresentadas de forma oral e em pôsteres entre os dias 31 de agosto a 4 de setembro, em Fortaleza, no Ceará.

Segundo a professora Simone Bonafé, médica infectologista e integrante da coordenação da Liga de Infectologia, os trabalhos que serão apresentados pelos estudantes da Unicesumar são de muita qualidade. "Estamos surpresos e felizes com a aceitação dos trabalhos dos acadêmicos. É muito raro alunos de segundo ano terem trabalhos aprovados em um evento nacional que é direcionado para profissionais formados.", diz.

As pesquisas que serão apresentadas de forma oral são: "Infecção por Gongylonema Pulchrum: relato de caso" e "Doença de Creutzfeldt-Jakob Esporádica: primeiro relato de caso na cidade Maringá- Paraná".  Já em pôsteres: "Abscesso do músculo psoas por uso de prótese endovascular em aneurisma de aorta: relato de caso" e "Sorologia falso-positiva para HIV em paciente com sífilis: relato de caso". Os alunos que irão para o congresso serão acompanhados pelo professor Luiz Jorge Moreira Neto, infectologista e membro da liga.

O congresso é organizado pela Sociedade Brasileira de Infectologia e está em sua 18ª edição. De acordo com a organização, o objetivo do evento é possibilitar a atualização científica nos temas mais comuns de interesse da infectologia. São esperados, aproximadamente, 2.500 participantes.

Liga de Infectologia

A Liga de Infectologia da Unicesumar mantém encontros a cada 15 dias. Os 23 estudantes que compõem o grupo são orientados por dois professores, Simone Bonafé e Luiz Jorge Moreira Neto, a fazerem estudos bibliográficos e relatos de casos. Os semestres são temáticos e atualmente o assunto em discussão são as Hepatites Virais.