Alunos de Medicina da UniCesumar promovem “Ação de Educação Popular”

Atividades destinadas aos acadêmicos abordam desde violência doméstica até doenças mentais, drogas e a importâncias das atividades físicas

Na próxima terça-feira (23/11), os acadêmicos da UniCesumar participam da "Ação de Educação Popular". Consta de uma série de ações interativas no intervalo da manhã (9h30-10h30),  Bloco 8, no campus da instituição.  Serão abordados temas como drogas, alimentação, saúde mental, infecções  sexualmente transmissíveis, a importância das atividades físicas e outros assuntos.

A “Ação de Educação Popular”  faz parte da disciplina “Interação Comunitária”, do 1º ano do curso de Medicina e tem como objetivo levar informação e conscientização aos  jovens universitários sobre temas diversos. Três momentos como esse já ocorreram nos dias 12, 16 e 19 de novembro.

Karin Juliane Pelizzaro Rocha Brito, uma das professoras responsáveis pelo evento, ressalta que a atividade é importante para o desenvolvimento do futuro profissional de Medicina, pois o coloca bem próximo dos problemas da comunidade. “São temas comuns que ele (o profissional) vai vivenciar quando estiver atuando nos consultórios”, explica.

Ana Maria Silveira Machado de Morais, coordenadora do curso, lembra que essa atividade finaliza um conjunto de assuntos abordados em salas de aula. “É importante ensinamos os alunos a lidar com epidemiologia e com a saúde coletiva, entre outros temas”, acrescentou.

Foram os próprios alunos de Medicina que levantaram os assuntos e as necessidades para cada ação.  Um exemplo foi a importância do uso de preservativos para evitar infecções sexualmente transmissíveis.

A interação entre os alunos da Medicina e os demais acadêmicos que formam o público alvo da ação, ocorre de diferentes formas. Para conseguir um preservativo, por exemplo, o acadêmico tem que responder uma série de perguntas.

“Estamos espalhando o conhecimento aprendido em sala de aula”, resume o  aluno Matheus Santana de Oliveira, do  2º semestre de Medicina. “Além de ser um trabalho bacana, a gente também se diverte”.

Lucas Milchevski, também do segundo semestre, participou do primeiro dia da “Ação de Educação Popular”. Ele fez parte de um grupo de conscientização da importância do exercício físico. A pessoa tinha que estourar um balão que continha um bilhete dentro. “Quem não soubesse responder a pergunta do bilhete, teria que fazer um exercício”.

Serviço - Ação de Educação Popular" - Nesta terça (23/11) na Praça do Conhecimento, campus da UniCesumar Maringá, durante o intervalo da manhã (9h30-10h30).