Alunos de Medicina participam da 12º Cerimônia do Jaleco

Os alunos que ingressaram no primeiro semestre do curso de Medicina tiveram um momento especial: a cerimônia do jaleco, que caracteriza o momento em que eles recebem o primeiro jaleco para iniciarem as atividades da graduação. O evento, ocorrido no último sábado (26), foi realizado para 170 estudantes e reuniu aproximadamente 700 convidados, entre familiares, amigos e docentes.

Entre as autoridades presentes na cerimônia estava o reitor da UniCesumar, professor Wilson de Matos Silva. Para ele, esse é o início de uma trajetória longa e promissora. “Eles serão os nossos médicos no futuro, que será cada vez mais complexo e imerso em inovações. Por isso, é importante que os alunos entendam o que essa escolha representa, pois a profissão deles é a mais humanista do mundo.”

Segundo a coordenadora médica do curso, prof. Dra. Ana Maria Silveira Machado de Moraes, a cerimônia representa uma transição. “Esse é um momento de transposição do aluno, amortecendo o impacto da saída do ensino médio e do ingresso ao ensino superior. Assim, nós podemos introduzi-lo a esse universo e prepara-lo para o que significa realmente ser médico”, explicou.

Uma das alunas que receberam o jaleco foi Gabriella Higa. Para ela, o momento especial representa mais uma etapa da jornada conquistada. “Eu lutei muito tempo por isso, então é muito gratificante receber esse jaleco com minha família e meus amigos me apoiando”, comemorou.