Alunos de Moda apresentam desfile temático

Depois de um longo período de pesquisa e criação com base em suas histórias familiares, os alunos do 2º ano de Moda do Cesumar apresentaram ontem (5) à noite, na Praça do Conhecimento, o desfile "Álbum de Família", que foi assistido por centenas de estudantes, professores e também pelo reitor Wilson de Matos Silva.

Sobre a passarela 75 modelos desfilaram, mostrando a criatividade dos estudantes em adaptar a moda do passado para o presente. Stela Picinini conta, por exemplo, que apresentou um modelo inspirado em uma blusa de sua mãe quando era moça, enquanto Daiane Marcos do Nascimento usou detalhes da década de 60 em sua criação.

Conforme as professoras Sandra Franquini e Loeci Fátima Scapinello, responsáveis pela disciplina Laboratório de Criação, todos os anos os alunos têm um tema no primeiro bimestre para trabalhar uma coleção e este ano voltaram ao tema "album de família", já utilizado anos atrás. "Os alunos voltaram ao passado, fizeram a árvore genealógica de suas famílias e depois buscaram fotos para que pudessem estudar os detalhes de cada época e desenvolver as coleções", explicou Sandra.

Cada aluno criou vinte modelos e destes as professoras escolheram um para ser confeccionado e apresentado no desfile. O resultado foi muito bom, segundo a professora Loeci. "Os alunos viveram emoções ao retomar suas histórias, se alegraram, choraram e se esforçaram bastante. Nós achamos que valeu a pena."