Alunos de Moda presencial da UniCesumar doam naninhas para Hospital Municipal

Travesseirinhos feitos em forma de bichinhos servem para acalmar crianças quando elas estão longe de suas mães

Dia de festa na ala pediátrica do Hospital Municipal de Maringá.  Na manhã desta segunda-feira (08/11), alunos do curso de Moda presencial da UniCesumar doaram cerca de 100 “Naninhas do Bem”, pequenos travesseiros em forma de bichinhos que ajudam a diminuir o sentimento de solidão das crianças no ambiente hospitalar.

A criação das naninhas  foi um trabalho voluntário com a participação de todos os alunos de Moda presencial. O material foi parcialmente custeado pela Instituição e o restante foi doado por empresas de confecção.

Psicologicamente, as crianças que recebem as naninhas ficam mais receptivas, se sentem melhor mesmo internadas num hospital.  Os pequenos travesseiros amenizam a ausência da mãe na mente do bebê.  “Muitos deles ficam longe de suas mães e se sentem mais amparados quando abraçam a naninha” , explica a médica responsável pela residência médica no Hospital Municipal, Eliete Rosada.

Talita Lara Moreira, mãe da pequena Luísa, de apenas 2 anos, também acredita no efeito terapêutico da naninha, principalmente ao saber que a filha ficará hospitalizada até o final da semana. “Acho que agora ela não vai se sentir tão sozinha”, comentou.

A aluna Mariana Peron Luozi, do 2º  semestre de Moda,  estava muito empolgada com a doação: “É muito gratificante, muito gostoso. Esperamos fazer essa ação todos os anos”.  A colega dela, Silvana  Ribeira, também aluna do 2º semestre, revelou que fazer uma naninha é trabalhoso,  mas o “resultado compensa”.

Tanto Mariana como Silvana não esperavam encontrar ações sociais num curso de Moda. “Bacana também que somos todas voluntárias. É importante fazer algo pelo próximo”, completou Mariana.

O “Naninhas do Bem” é um projeto permanente no Curso de Moda Presencial. Só não ocorreu em 2020 devido à pandemia. Já foram produzidas mais de 2 mil naninhas.

Tais ações visam formar um profissional que também compreenda a comunidade. “É o que chamamos de  Design Social. É o desenvolvimento de produtos pelos designers que promovem o bem-estar da sociedade local”, explica  a professora do curso e coordenadora da consultoria,  Ana Paula Furlan.

“A base do Design Social norteia o ensino alicerçado por atividades práticas que coloquem em articulação os acadêmicos e a sociedade, principalmente em benefício de pessoas em condições de vulnerabilidade social”, completa.

CONMODA

A ação desta segunda-feira (8/11) teve o apoio da ConModa, consultoria júnior da UniCesumar. O objetivo é integrar o aluno no espaço profissional e na sociedade.  A professora Ana Paula Furlan reforça que o aluno, ao fazer as naninhas, ainda aprende técnicas de costura industrial. “Fazemos a alegria das crianças e colaboramos no aprendizado dos acadêmicos”, analisou.

A ConModa é uma empresa de prestação de serviços formada por alunos do Curso de Moda presencial da UniCesumar, acompanhados por professores. O objetivo é atender pessoas jurídicas e projetos sociais relacionados à área da moda com serviços de qualidade e excelência.

A empresa presta serviços nas áreas de produção de moda, pesquisa de mercado, visual merchandising, reestruturação da marca, planejamento de coleção, estratégias de marketing e comunicação do produto.