Alunos de Música e Artes Visuais resgatam tradições juninas

Um arraiá que teve muito mais que música, quadrilha e comidas típicas. A festa junina dos cursos de Música e Artes Visuais serviu mesmo para o aprendizado das tradições e do folclore brasileiros pelos alunos. A festança aconteceu ontem à noite, nas dependências das quadras da Unicesumar e reuniu mais de oitenta pessoas, entre estudantes e professores.

A coordenadora dos cursos, Deborah Kemmer, explicou que a atividade foi pensada para agregar os conteúdos de disciplinas como Arte e Cultura Popular e Laboratório de Expressão Corporal, ministradas no curso de Artes Visuais e Prática de Conjunto e Música Popular Brasileira, do curso de Música.

"Nosso propósito foi colocar em prática com os alunos os conteúdos sobre folclore e música, que são atividades que cabem ao trabalho do educador musical e do professor de artes visuais nas escolas", salientou Deborah Kemmer.

Segundo a professora Elen Baraldi, as festas juninas são tradições genuinamente brasileiras que remontam desde os primórdios da colonização e permanecem vivas na memória do povo.

"Essas festas são mantidas pela cultura popular e fazem parte do nosso folclore. Ninguém é dono disso. Trata-se de uma tradição passada de boca em boca e que relembra comemorações dos nossos antepassados por uma boa colheita ou a fertilidade feminina, por exemplo", explicou a professora.