Alunos de Nutrição realizam ação sobre alimentação saudável no Restaurante Popular de Ponta Grossa

Acadêmicos da UniCesumar apresentaram receitas e conscientizaram as pessoas sobre a quantidade de açúcar nos produtos industrializados

Um dos diferenciais da UniCesumar é a forte presença da prática nas atividades desenvolvidas com os estudantes. Como resultado disso, os alunos do 2º ano de Nutrição da UniCesumar em Ponta Grossa realizaram nesta terça-feira (27) uma ação no Restaurante Popular do município. O objetivo foi conscientizar as pessoas sobre a importância de manter uma alimentação saudável, debatendo sobre a ingestão de frutas, verduras e legumes e a quantidade de açúcar presente em produtos industrializados.

Durante a atividade, os estudantes do período matutino utilizaram alimentos como beterraba, cenoura, couve, laranja, limão, maçã e hortelã para fazer um suco detox. Eles também serviram refrigerante caseiro de laranja e um bolo de mexerica. Já os acadêmicos do período noturno ficaram responsáveis por mostrar a quantidade de açúcar adicionada aos industrializados, destacando produtos como bolachas recheadas, balas, sucos e refrigerantes.

De acordo com a professora Camila Bet, responsável pela atividade, é importante mostrar às pessoas que uma alimentação balanceada pode trazer benefícios para a saúde. “Pesquisas apontam que no Brasil, a ingestão maior de frutas poderia evitar 17,4% das mortes por doenças cardiovasculares. No geral, o consumo baixo de frutas resulta em quase 1,3 milhão de mortes por AVC e mais de 520 mil mortes por doença cardíaca coronária/ano em todo o mundo. Ao mesmo tempo, o consumo baixo de legumes e verduras é responsável por 200 mil mortes por AVC e mais de 800 mil por doença cardíaca”, explicou.

Outra vantagem da atividade é tirar os alunos da zona de conforto, fazendo-os se desenvolverem ainda mais. “Instigar os alunos a buscar informações, criar alternativas para transformar o conteúdo aprendido em sala de aula na linguagem da comunidade, chamar a atenção e compartilhar experiências é algo enriquecedor para a formação acadêmica. A cada pessoa que parava para escutar atentamente aos conselhos e explicações dos alunos, era possível ver a alegria recíproca”, disse Camila. Segundo a professora, essa troca valoriza a importância que os futuros nutricionistas terão em difundir hábitos saudáveis.

O Restaurante Popular foi escolhido para atividade após uma conversa com a nutricionista Fernanda Caroline Fonseca, responsável pelo local. De acordo com ela, o Restaurante Popular serve aproximadamente 1,2 mil refeições por dia para um público variado. A expectativa é que sejam firmadas outras parceiras entre o restaurante e o curso da Nutrição.