Alunos de Odontologia da UniCesumar levam atendimento para pessoas em situação de rua

A ação ocorreu em frente ao Mercado Municipal de Curitiba na última semana

Os alunos de Odontologia da UniCesumar Curitiba atenderam na última semana aproximadamente de 30 pessoas em situação de rua com avaliação da saúde bucal, orientação sobre a importância da higienização dos dentes e entrega de kits de higiene. A ação ocorreu em frente ao Mercado Municipal de Curitiba, em parceria com as ONGs Rango de Rua e Aquecendo Corações.

O projeto realizado pelos alunos percorre bairros de Curitiba onde há a presença maior de pessoas em situação de rua e oferece a elas cuidado imediato. Quem necessita de tratamento odontológico recebe encaminhamento para clínica de odontologia, onde será atendido gratuitamente.

O acadêmico do nono semestre de Odontologia da UniCesumar Curitiba, Leonardo Muller, que participa do projeto desde o segundo ano de graduação, considera que a atividade sensibiliza e humaniza ainda mais a profissão. “Atuamos além do atendimento estético. Levamos o consultório odontológico para a rua e oferecemos acesso a saúde bucal a um público que realmente necessita”, explica Leonardo.

A professora Fabiana Marques, responsável pela coordenação da atividade externa, ressalta a importância de os alunos participarem de ações sociais e voluntárias para a formação acadêmica. “Levar atendimento às pessoas em situação de rua promove crescimento profissional e pessoal. Os alunos aplicam o conhecimento adquirido na sala de aula em benefício da população. Isso possibilita que eles entendam as reais necessidades da nossa sociedade e contribuir com qualidade das pessoas”, destaca.