Alunos de TI da Unicesumar apresentam sistemas para instituições da cidade

Os alunos do último ano dos cursos de TI da Unicesumar apresentaram na noite desta quinta-feira a segunda parte do trabalho de conclusão de curso, que consiste em desenvolver soluções para instituições sociais da cidade. Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Sistemas para Internet e Redes de Computadores, que integram a "Escola de TI", tinham como missão desenvolver sistemas para duas instituições da cidade: a Fundação Isis Brüder e a Amacap (Associação Maringaense de Amigos do Centro de Apoio Pedagógico do Núcleo de Educação do PR), que atua na produção de material didático para deficientes visuais, ambos com grande apelo social.

O professor Arthur Zavadski foi um dos orientadores das equipes e explicou o projeto. "São seis equipes que concorrem entre si para apresentar o melhor produto para o cliente. Três para a Fundação Isis Bruder e as outras três para a Amacap. Eles desenvolveram soluções em TI para estas instituições, como sites, sistemas para facilitar o acesso, aplicativos que ajudam no dia a dia e realizam agora a apresentação para estes clientes, que no final escolherão uma equipe vencedora", diz. O projeto vencedor será desenvolvido pelas instituições, o que dará aos  lunos uma possibilidade real de inserção no mercado e fortalecimento dos currículos. O coordenador dos cursos de Engenharia de Software e Sistemas para Internet, Marcello Bonfim, falou sobre a importância deste contato dos alunos com o mercado. "Esse trabalho de conclusão de curso é baseado no mercado que os estudantes vão encontrar, assim que saírem da faculdade. Extremamente competitivo,  oncorrido   aqui já trabalhamos em cima disso. Acompanhamos a preparação, orientamos no desenvolvimento dos trabalhos apresentados e hoje estamos confiantes que todos eles farão uma boa exposição", concluiu.

A última apresentação será no final do ano, no auditório Dona Etelvina, quando os alunos apresentarão as versões finais de seus trabalhos para um público de aproximadamente 300 pessoas.