Alunos do Cesumar são maioria na final do concurso Fiep Criando Moda

Na última quarta-feira (20), o Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) divulgou a lista dos finalistas do concurso promovido anualmente para alunos de moda, design ou confecções de universidades do Paraná. Dos dez selecionados para a final seis são alunos de moda do Cesumar.

Essa é a melhor de todas as participações do Cesumar no concurso, um resultado que animou não só os selecionados, mas todos os envolvidos com a moda na instituição. "Não foi exatamente uma surpresa, mas foi um pouco inesperado e animou muito a gente. Isso também mostrou que a moda não surge do nada, que toda a preparação é recompensada", comentou a coordenadora do curso, Sandra Franquini.

Antes de chegar a esta colocação os alunos já haviam passado por uma pré-seleção na qual os professores do curso haviam escolhido os 15 melhores trabalhos. "Antes de chegar aos selecionados na instituição ocorreu uma preparação, foram 15 dias pesquisando e oferecendo palestras. Mas o interessante deste ano foi a união dos alunos, eles acabaram ajudando uns aos outros, o que deixa todos muito animados com esse bom resultado", avalia a coordenadora.

Para participar do Fiep Criando Moda deste ano, os estudantes tiveram que criar uma proposta levando em consideração o tema do concurso que é "Amazônia - ecos da moda".

Os seis alunos do Cesumar que tiveram seus desenhos selecionados para a final foram: Bárbara de Morais Silva; Caroline Lima Coutinho; Clemara Kelly Bulla; Danilo Hiroaki Jeruya; Denise Yuriko Maruo e Joice Franciele Alves. Eles vão concorrer com alunos de quatro outras instituições, de Londrina, Curitiba e  Cianorte.

A próxima etapa do concurso é a confecção das propostas, que deverá ser entregue no dia 24 de outubro. A final acontecerá no dia 30 do mesmo mês, no Bufê Moinho Vermelho, com um desfile no qual os participantes apresentarão as peças confeccionadas.