Alunos do curso de Medicina da UniCesumar de Corumbá (MS) entraram na campanha de vacinação contra a COVID-19

População também recebeu orientações sobre cuidados preventivos

Alunos do curso de Medicina da unidade da UniCesumar em Corumbá/MS entraram na campanha de vacinação contra a COVID-19.  Além de aplicar a vacina, também orientaram a população corumbaense sobre os cuidados preventivos como o uso correto da máscara, do álcool em gel e evitar aglomerações.

A vacinação ocorreu no Complexo Poliesportivo Porto Carreiro e no Estádio Arthur Marinho, entre os dias 2 e 5 de julho. Também estiveram presentes o diretor da instituição em Corumbá Heber Amilcar Martins e as professoras Rosemarie Fernandes e Dilene Duran.

Os alunos que aplicaram a vacina são formados em enfermagem e farmácia. “É uma forma de colaborar com a comunidade e ao mesmo tempo propiciar aos estudantes uma ação prática e tão importante que é a vacinação  contra a COVID-19”, explica o diretor Martins.

Para Paulo Vitor Vicente Rosado,  aluno da primeira turma, essas ações são de suma importância  para o aprendizado e experiência. “Foi um privilégio estar numa campanha de vacinação em massa num momento tão delicado. Muita emoção. Vai ficar marcada na minha vida pessoal e profissional”.

MEDICINA UNICESUMAR

O diretor da unidade explica que o curso de Medicina  foi concebido com método disruptivo de ensino, conhecido como Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Permite a construção do aprendizado conceitual, procedimental e atitudinal por meio de problemas que abordam aspectos motivadores que levam os estudantes a ‘aprender a aprender’.  O resultado são profissionais mais articulados, críticos e melhor preparados para o mercado de trabalho.

O curso de Medicina da UniCesumar em Corumbá existe desde 2020. Foram investidos aproximadamente R$ 35 milhões na unidade entre compra de equipamentos e na construção do campus em um terreno de 28 mil m² doado pelo município, por meio da Lei nº 2.702.

A construção terá aproximadamente 7 mil m² e, enquanto não é concluída, a UniCesumar está atendendo em prédio preparado para as atividades, localizado no centro da cidade, ao lado da Igreja Matriz.

O Curso de Medicina foi credenciado dentro mais rígidos parâmetros exigidos pelo MEC. Os indicadores foram tão bons que o mesmo foi aprovado e autorizado com conceitos máximos, apresentando estrutura física de salas de aula, laboratórios, biblioteca e espaços de convivência nos mais altos padrões para a implantação e manutenção do Curso até a 3ª série no prédio atual. Entre os professores, a maioria é de Doutores/Pós-Doutores e Mestres.