Alunos e colaboradores participam de bate-papo de celebração à vida na Capela UniCesumar

Ação faz parte das atividades que compõem o cronograma do Setembro Amarelo, promovido pela Instituição em prol de saúde mental

Como parte das ações programadas para o Setembro Amarelo, foi realizada nesta terça-feira (17) um bate-papo em celebração à vida na Capela Cristã UniCesumar. A atividade, uma parceria entre o Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC) e Núcleo de Apoio Integral (NAI), foi aberta para alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral.

De acordo com o psicólogo e coordenador do NAI, Jorge Calazans, a importância do evento é convidar os participantes a refletirem sobre os próprios sentimentos. “A ideia não é trabalhar a causa, que é o suicídio. Queremos potencializar as nossas próprias vidas, levando cada um dos participantes a entender que a vida deve ser vivida.”

O psicólogo reforçou que, quando um sentimento perturbador aparece, é preciso estimular ações que combatam isso. “É muito importante promover um evento em que haja uma compreensão e um acolhimento das próprias necessidades, a fim de que não venhamos a deixar que esses sentimentos nos levem a minimizar a nossa própria vida”, declarou.

Entre os dias 9 e 27, a UniCesumar está promovendo uma série de ações em prol da valorização da vida. Estão inclusas atividades como caixas de mensagens motivacionais, oficinas de tratamento contra a ansiedade e sessões de mindfulness, uma proposta aos participantes de exercitarem a atenção plena a si mesmos.