Alunos e professores membros da Liga Acadêmica de Genética Médica de Maringá, da UniCesumar, participam de evento destinado à população maringaense

Alunos dos cursos de medicina, biomedicina e biologia participaram da ação promovida pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes do município de Maringá. O evento faz parte do projeto Cidadania nos Bairros e tem o objetivo de fornecer e viabilizar o acesso aos serviços oferecidos pela administração pública em parceria com as instituições privadas à população maringaense pelos diversos bairros da cidade.

No sábado, dia 27 de agosto, o bairro Vila Operária sediou o evento na Praça Emiliano Perneta. Na ocasião, além dos alunos, estavam presentes as preceptoras da Liga Acadêmica de Genética Médica de Maringá (LAGeM) e pesquisadoras, a dra. Ana Maria Silveira Machado de Moraes (médica geneticista e coordenadora do curso de Medicina da Unicesumar) e a dra. Clarissa Torresan (geneticista e professora titular da disciplina de genética médica da UniCesumar).

A Liga Acadêmica de Genética Médica de Maringá (LAGeM) é um projeto de extensão da UniCesumar existente desde 2017 e, atualmente, é coordenado pela dra. Maria Fernanda Piffer Tomasi Baldez da Silva. O projeto tem o objetivo de fomentar e incentivar estudos, estágios e pesquisas na área de genética médica aos acadêmicos. Além disso, um de seus pilares de atuação é levar o

conhecimento e a informação para a comunidade, assim, a LAGeM promove o ´´Genética na Praça´´.

Nesta edição do Genética na Praça, que ocorreu juntamente com o projeto Cidadania nos Bairros, os acadêmicos foram preparados para conversar com a população a respeito da Síndrome do X-frágil e da Esclerose Múltipla, dispondo de materiais informativos para fornecer à população. Além disso, puderam esclarecer e mostrar a atuação da área da genética médica na saúde e na ciência.