Estão abertas as inscrições para o Projeto Rondon

Alunos podem se inscrever até o dia 14 de outubro para participar das atividades.

Na foto: Nilce Marzolla Ideriha – coordenadora de Medicina Emanuele Carolina da Silva – estudante de Medicina

Nilce Marzolla Ideriha – coordenadora de Medicina; Emanuele Carolina da Silva – estudante de Medicina.

Os acadêmicos da Unicesumar podem se inscrever, até o dia 14 de outubro para participar do Projeto Rondon, que é coordenado pelo Ministério da Defesa, e que tem com objetivo levar ações que desenvolvam e beneficiem permanentemente comunidades carentes de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo Departamento de Extensão da IES.

Para participar, o aluno deve preencher alguns requisitos, como explica a professora Valéria do Amaral. “Os alunos deverão ter cursado, no mínimo, 50% do curso de graduação”, explica.

Esta será a primeira vez que a instituição participará do programa e já conta com a presença de oito alunos e dois professores, que serão levados para o município de Pium, no Tocantins. “A nossa ação foi denominada ‘Operação Tocantins’ e se concentra nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente, sociabilidade e nossas propostas se baseiam nisso, os alunos dos cursos de: nutrição, engenharia civil, engenharia ambiental, medicina, medicina veterinária, educação física e ciências biológicas”. Além disso, o acadêmico precisa ter média igual ou superior a 6,0.

Mais do que participar, é importante se envolver com o projeto. O professor Lucas César Frediani explica que a experiência será única e terá grande contribuição para a formação do acadêmico. “Um dos primeiros lemas do Projeto Rondon era ‘o Brasil que não está nos livros’ e isso expressa muito bem o espirito ainda hoje vigente neste projeto. A realidade que o aluno irá vivenciar talvez seja algo único já que nossos alunos estão na rotina universitária das salas de aula e dos livros.”

O Projeto Rondon também tem a parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional, o Ministério do Esporte e a Secretaria de Governo da Presidência da República.