Alunos fazem mostra de produtos inovadores

Pelo segundo ano consecutivo, acontece a Mostra de Produtos Inovadores dos alunos do 1 º ano de Administração do Cesumar. A exposição começou hoje (dia 04) e vai até quarta-feira, no térreo do bloco 08. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos acadêmicos das quatro turmas de primeiro ano para a diciplina de Economia ministrada pelos professores Claudir Rheinheimer, Darcy Pedro Thomaz e José de Jesus.

Os alunos estudaram e recriaram produtos existentes no mercado, dando-lhes uma nova utilidade. “O objetivo desse trabalho é despertar o aluno para a inovação e fazer com que ele pense nas três perguntas básicas da economia: o que tem demanda? Como produzir? Para quem produzir”, explicou o professor Claudir.

Marcos Antônio Ramos e sua equipe desenvolveram uma vara de pescar com um dispositivo em que a própria vara fisga o peixe quando este morde a isca, enquanto o pescador “pode apenas observar ou ficar tomando a sua cerveja tranquilo”, explicaram os alunos. Ramos achou ótima a idéia da feira “porque o administrador de empresa hoje é um profissional que precisa renovar constantemente, se quiser obter sucesso nos negócios”.

O coordenador do curso de Administração, Adriano Goedert, por sua vez, disse que apóia iniciativas como esta em sala de aula porque é uma forma de desenvolver a visão empreendedora do aluno “e quem sabe a sua idéia futuramente pode até se transformar em negócio”.

A única turma do período matutino apresentou os produtos nesta segunda-feira de manhã e as três turmas do noturno vão apresentar hoje (segunda), terça e quarta à noite. A visitação é aberta a todos os interessados.