Alunos fazem teste de progresso em medicina

A Unicesumar passou a fazer parte do Núcleo de Apoio Pedagógico Interinstitucional Sul II (Napsul-II), ligado à Associaçao Brasileira de Educação Médica.  De acordo com a coordenadora pedagógica do curso de Medicina, Nilce Idehia,  somente um grupo seleto de instituições compõem este núcleo, que tem por finalidade avaliar a instituição e o desempenho cognitivo dos alunos ao longo do curso.

Como parte desse processo é aplicada anualmente uma prova simultânea e com conteúdo único a todos os estudantes matriculados nas instituições que integram o grupo Napsul.  Para Nilce Idehia,  a prova permite a análise da relação entre o conteúdo e a estrutura curricular da graduação, bem como uma avaliação do desenvolvimento dos alunos.

"A prova conta com uma nota de corte para cada ano de medicina e isso é muito interessante porque nos permite acompanhar mais detalhadamente que resultados estamos tendo em nosso curso, ao mesmo tempo em que podemos implementar ações para a melhoria contínua do ensino e aprendizado.  Já para os estudantes,  a prova serve como um treinamento, com vistas aos processos seletivos dos quais participarão no decorrer da vida profissional, em especial os concursos para residência médica", explicou a coordenadora do curso da Unicesumar.

A prova do Napsul II foi aplicada nesta quarta-feira  à tarde aos estudantes das nove instituições integrantes do grupo. São elas:  Unicesumar, Universidade  Estadual de Maringá,  Universidade Planalto Catarinense, Universidade Comunitária da Região de Chapecó,  Universidade do Vale do Itajaí, Universidade da Região de Joinville, Universidade do Extremo Sul Catarinense , Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Positivo.  O grupo tem coordenação da Universidade estadual de Londrina.