Alunos produzem bancos 100% sustentáveis para pesquisa de mestrado

No projeto Arquiteto do Futuro, alunos do primeiro ano construíram peças a partir de restos de construção civil.

aaaBancos 100% sustentáveis foram os resultados do desafio promovido pelo aluno de mestrado em Tecnologias Limpas, Wellington Francisco Bescorovaine, aos alunos primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicesumar. O desafio partiu da pesquisa de mestrado, com o tema “Arquiteto do futuro” que teve o objetivo de estimular ideias que ativem o potencial ambiental.

Durante um mês, os alunos do primeiro ano do curso de Arquitetura e Urbanismo se engajaram a pensar de forma diferente e participarem de oficinas promovidas por Wellington e pela aluna do 4º ano de Psicologia, Laura Christofoletti Grabriel, sob a orientação das professoras Rute Grossi Milani e Berna Medina. As oficinas tiveram como temas: Sustentabilidade e Resíduos da Construção Civil; Altruísmo e Ambientes Positivos; e Cidadania e Ética Profissional.

Os alunos tiveram assessoria com Wellington para projetarem e construírem bancos feitos apenas com resíduos da construção civil como: madeira usada, restos de cano PVC, tapumes, correntes, pallets, treliça metálica, entre outros. O resultado obtido foram bancos 100% sustentáveis feitos a partir de material que seria descartado. Outro ponto, foi despertar nos estudantes o engajamento em relação à sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Dos projetos desenvolvidos, os professores realizaram uma avaliação e elegeram o melhor projeto. “Por serem alunos ainda do primeiro ano, temos projetos muito bons, que com um pouco mais de tempo de trabalho, algumas adaptações, podem se tornar projetos de excelência”, comentou a professora Berna Medina. O projeto vencedor foi o banco feito com pallets, que pode ser montado e desmontado com facilidade, além de oferecer acessórios que auxiliam na captação do lixo e exposição de plantas.