Alunos realizam Exposição de projetos sobre Sustentabilidade na Construção Civil

Os alunos do primeiro semestre de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar realizam, nos dias 17 e 18, uma exposição sobre a “Sustentabilidade na Construção Civil”, no térreo do Bloco 7. A ação faz parte dos métodos avaliativos do curso, na disciplina de “Ambiente construído e desenvolvimento sustentável”, e tem como objetivo criar a consciência dos futuros arquitetos sobre a importância de desenvolvimento de projetos voltados para ações ecologicamente corretas e economicamente viáveis.

O professor dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil, Paulo Nino, ressalta a importância de atividades que envolvam o aluno desde o início da graduação a pensar diferente. “O intuito é induzir os alunos a utilizarem os métodos e novos materiais em seus trabalhos acadêmicos e no futuro em seus trabalhos profissionais de engenharia e arquitetura”. Ainda segundo o professor, faz parte da rotina do arquiteto lidar com essas questões. “O grande desafio é introduzir tais métodos e soluções sustentáveis em concorrência com métodos tradicionais. Os métodos sustentáveis, consomem menos energia, água e reduzem drasticamente a quantidade de resíduos. Agilizam a obra, tornando -a mais rápida e eficiente”, ressalta.

Nahália Lunardi, Isadora Bertão, Beatriz Rodrigues, Ana Beatriz Fagan e Pedro Fávaro são os alunos que compõem a equipe formada para falar sobre “Ventilação Eólica”. Para eles, iniciar o curso já apresentando atividades voltadas à sustentabilidade impulsionam para uma atuação profissional mais consciente e sólida em conhecimento. “Estamos muito avançados em relação a outros cursos, aprendendo desde o início sobre como podemos utilizar e aprimorar o conhecimento sustentável. Isso ajuda no desenvolvimento, conseguimos passar para os próximos anos de graduação já com o pensamento de responsabilidade e aplicando desde a faculdade nos projetos de aprendizado”, enfatiza Beatriz.

Os temas desenvolvidos são diversos e todos abordam técnicas e ações para uma construção voltada para a sustentabilidade. Os projetos abrangem reaproveitamento de água da chuva, utilização de jardins verticais, aplicação de placas fotovoltaicas para consumo de energia solar, fabricação de pré-moldados e pré-fabricados, ventilação natural (eólica), tijolo ecológico e utilização de EPS na Construção Civil (as conhecidas “placas de isopor”).