Alunos da UniCesumar poderão participar de Seminário Itinerante na Itália

Os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UniCesumar poderão participar, entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, do Seminário Itinerante na Itália. O tour é desenvolvido pela Federação Vêneta das Empresas do Estado do Paraná em parceria com as graduações Arquitetura e Urbanismo e tem o objetivo de inserir os estudantes no contexto físico dos locais visitados, proporcionado um olhar diferente sobre a teoria aprendia em sala de aula. Durante o Seminário, os acadêmicos terão aulas com docentes italianos e brasileiros.

O foco do Seminário é apesentar as obras de Andrea Palladio (Pádua, 1508 – Veneza, 1580), mestre da arquitetura maneirista Italiana. Este ano, o tema será voltado para a interação com a paisagem e a ideia de Genius Loci (alma do lugar) e as questões relativas à Ecologia Humana. As aulas ocorrerão em locais icônicos como Veneza, Vicenza e Treviso. Os alunos ainda poderão visitar a Bienal de Arte de Veneza, que estará aberta no período do Seminário.

A leitura será guiada por conceitos de geografia cultural, matéria na qual se destaca o geógrafo inglês Denis Cosgrove (Liverpool, 1948 – Los Angeles 2008), conhecido pelo seu trabalho sobre estudos da paisagem do séc. XVI da Região do Vêneto (IT).

A coordenadora dos cursos de Exatas, Samantha Regiane Piffer Cacela Rorato, destaca que a geografia cultural é de grande utilidade para o arquiteto no momento em que entende as manifestações sob o relevo de um determinado território como um texto a ser lido e decifrado por uma metodologia interdisciplinar. “Diversas disciplinas (da sociologia à história; da cartografia à pintura e desta à psicologia) se tocam na busca da compreensão da construção do imaginário arquitetônico e paisagístico do ponto de vista simbólico, cultural e antrópico de uma determinada classe, indo além das questões técnicas e das imposições concretas do meio de inserção”.

Os alunos da UniCesumar terão como guia principal da viagem a professora Analu Cadore, docente da Instituição e que possui mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura. A professora também atuou como bolsista do Ente Vicentini Nel Mondo, no curso de Arquitetura Palladiana pelo Centro di Studi di Architettura Andrea Palladio (CISA) em Vicenza, Itália (2006).

Após o término das atividades também será ofertada, de forma opcional e independente do Seminário, a tutoria de cinco dias entre Florença e Roma, com o acompanhamento de docente da UniCesumar para um roteiro especializado. As vagas para são limitadas. Mais informações pelo telefone (41) 9986-9693  ou pelos e-mails velobrasile@hotmail.com e analu.cadore@unicesumar.edu.br.