Amazônia é tema de jantar promovido por formandos de Gastronomia

A Amazônia foi a inspiração dos formandos em Gastronomia para prepararem o segundo jantar da série de eventos que servem como atividade final de curso. Os alunos organizaram toda a decoração, cardápio e sonorização que envolveram os convidados na temática proposta.

Dar destaque e valorizar a gastronomia nacional. É por esse motivo que a estudante Carolina Carmona diz que o grupo escolheu o tema Amazônia. "A gente queria homenagear o país e nada melhor do que a Amazônia para representar o Brasil", diz a aluna.

A professora e coordenadora da atividade, Christina Castilho Quental, explica que foram quatro meses de pesquisas, testes e preparos para a noite do evento. "Depois de todas as etapas percorridas, a noite de hoje significa uma realização", diz a docente que avalia o jantar como uma oportunidade para que os alunos mostrem o que aprenderam na graduação.

Para começar a noite, foi servido um caldo de mandioca com pedaços de camarão e chicória. Depois os convidados comeram croquetes de mandioca com queijo coalho. Como entrada, teve pupunha (espécie de palmito) assada com queijo e o prato principal foi posta de peixe filhote acompanhado com risoto de castanha do Brasil com urucum.

Para finalizar  o jantar brasileiro, havia de sobremesa supreme de cupuaçu com calda de chocolate ao leite. O cardápio era composto ainda por sucos de cupuaçu e graviola, além das bebidas tradicionnais.

Os convidados, membros da reitoria, diretores do Cesumar, empresários da cidade e professores do curso, levaram para casa mudas de plantas nativas da região amazônica como lembrança do jantar.