Aplicação no espaço urbano abre a VIII Jornada de Biologia

Até sábado (12), os alunos participam de mesa redonda e mini-cursos.

Começou nesta quinta-feira, 10, a VIII Jornada de Estudos de Biologia da Unicesumar. Até sábado, 12, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas vão acompanhar palestras, mesas redondas e mini-cursos relacionados à área.

O evento teve início com uma palestra sobre Aplicação da Biologia em ambientes urbanos: conservação, preservação e políticas públicas ambientais, com a gerente de Meio Ambiente e Bióloga do Parque do Ingá, Anna Christina Esper de Faria.

Nesta sexta-feira, 11, será realizada uma mesa redonda com seis ex-alunos do curso de Ciências Biológicas da Unicesumar e que atualmente são professores, mestrandos ou pós-graduandos em outras instituições de ensino e vão trocar experiências e aconselhar os alunos sobre dificuldades e novos rumos da profissão.

No sábado, serão oferecidos cinco mini-cursos técnicos e práticos: Planos de Manejo de Unidades de Conservação da Natureza, Biologia e Sistemática dos Répteis Brasileiros, Elaboração e Interpretação de Hemograma, Confecção de animais em resina PoliCristal e Interação Endófitos-Planta: potencialidades e desafios desse complexo sistema biológico.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas da Unicesumar, Rômulo Diego de Lima Behrend explica que a programação foi feita para auxiliar no aprendizado dos alunos. “Organizamos a jornada com o objetivo de apresentar um pouco de cada área. A palestra de sexta-feira traz experiências de ex-alunos da instituição para mostrar o que aprenderam durante a faculdade e que deu certo. Já os mini-cursos vão contribuir para o lado pessoal e técnico para direcionar uma área de estudo, por exemplo, às vezes ele gosta mais da parte laboratorial e já pode focar mais focado nessa parte e isso se reflete em todas as áreas”.