APMI de Sarandi recebe projeto do Cesumar

Numa parceria com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI) de Sarandi, um grupo de alunos do 2º ano de Biomedicina e do 3º de Nutrição do Cesumar participa de um projeto cujo objetivo é orientar adolescentes carentes, de 11 a 16 anos, sobre hábitos saudáveis de vida.

Orientado pela professora doutora Maria Lúcia Nosella, o projeto teve início em dezembro com a triagem e coleta de dados das famílias e prossegue até abril. Através de atividades como palestras, exibição de vídeos e dinâmicas educativas, o trabalho pretende conscientizar os jovens sobre hábitos que fazem a diferença quando o assunto é qualidade de vida. Eles são orientados sobre drogas, higiene, nutrição e doenças sexualmente transmissíveis.

Pais, avós e outros responsáveis também estão envolvidos no processo educativo. Em encontro mantido na sede da entidade, sexta-feira passada, a  pedagoga da APMI, Halyne Francieli Navarro, as alunas Mariana e Rafaely e a professora Maria Lúcia enfatizaram como o conhecimento pode ajudar uma família, ainda que com poucos recursos disponíveis, a organizar melhor o seu orçamento doméstico e chegar à uma melhor nutrição e qualidade de vida.

O projeto está inscrito no Prêmio ODM Universidade, que visa a desenvolver os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio apregoados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Acompanham o seu desenvolvimento Halyne Franciely Navarro e Luciana Tonon Gealh, pedagoga e psicóloga, respectivamente, da APMI.

Para Halyne, a presença dos acadêmicos na APMI é importante porque “eles passam conhecimentos recentes aos jovens e ao mesmo tempo renovam os nossos contatos, trazendo gente nova para falar e que servem, até, como exemplo aos nossos jovens”.

O projeto tem também a colaboração do coordenador de Biomedicina, professor Fernando Henrique Ribeiro, e da professora de Nutrição, Elvira Maria Alves Nunes. Na equipe de alunos de Biomedicina estão Mariana Gonçalves Campos, Carla Vandres, Lisiane Dalossi Guiciardi, Rafaely Guinzelli, Paulo Renato Lima Avelino e Fernando Henrique Barbosa Pereira. Entes as alunas da Nutrição estão Francine Naiara Broetto, Milene Mayumi Yanamoto Ribeiro e Christiane Coelho Silva.