Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar visitou Minas Gerais

Professores e acadêmicos visitaram as cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto

Os estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar realizaram entre os dias 11 e 15 de outubro uma visita técnica para as cidades de Belo Horizonte e Ouro Preto, em Minas Gerais. A atividade foi organizada pela Consultoria Jr do curso, a Projecta e teve a participação de 52 alunos e 4 professores.

Em Ouro Preto, eles visitaram sítios históricos, marcado por edificações que retratam o período barroco brasileiro, com obras artísticas de Aleijadinho e exposição de objetos de punição e tortura utilizados durante a escravidão no país. O grupo também teve a oportunidade de conhecer uma mina de exploração de ouro desativada e recentemente aberta ao turismo.

Em Belo Horizonte, eles visitaram o estádio do Mineirão, as obras construídas pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, às margens do lago da Pampulha, além da Cidade Administrativa, foram visitadas e fotografadas pelo grupo, que se impressionou com o grande vão livre de 17.00m x 145m do edifício principal, projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCesumar, Paulo Renato de Castro Alves, destaca a importância das viagens técnicas para os alunos. “Ao vivenciar a realidade visualizam de fato os conteúdos tratados em sala de aula. Estas visitas foram excelentes oportunidades de mostrar aos jovens alunos os valores arquitetônicos e sociais do passado e a ousadia tecnológica contemporânea”.