Artes Visuais promove 3ª Art`Cor

Começa hoje (16), no bloco 8, e vai até sexta, dia 18, a 3ª Mostra Art`Cor promovida pelo curso de Artes Visuais do Cesumar. Trata-se de uma exposição em que os alunos exploram o potencial das cores em ambientes variados e com diferentes abordagens.

A Percepção é o tema que conduz os trabalhos, divididos em sub-temas como Vida e Morte, Tecnologia e Inclusão, Caixa de Pandora, Descompressão, Magia das Cores, Egito Ouro e Brasil. Os materiais utilizados na montagem de cada espaço vão desde papel, tecido, arame e espelhos ao jogo de luzes.

Também será exposta a escultura Gesto e Leveza, uma criação coletiva dos alunos do 2º ano do curso e um espaço abstrato, elaborado pelos alunos do 3º ano.

A mostra é uma ação educativa que tem acontecido na instituição desde a criação do curso de Artes Visuais, há três anos.

Conforme destaca a coordenadora do evento, professora Deborah Kemmer, o intuito é desenvolver nos estudantes competências no âmbito da metodologia e práticas de investigação no domínio da criação artística. "Os alunos precisam estudar o tema proposto e pesquisar os materiais a serem utilizados", explica.

A mostra este ano é diferente, porque as cores fazem contraste ao tema exposto, onde o objetivo é exatamente mexer com a percepção das pessoas. O verde, por exemplo, que poderia estar relacionado à natureza, vai retratar o tema " Vida e Morte".

"A apreciação atenta aos contrastes nos leva, por processos básicos da percepção, à identificação também das semelhanças, indicando, em última análise,  os caminhos da produção artística do século XXI, que apontam para a convivência sincrônica de inúmeros procedimentos artísticos", observou Kemmer.

Estudantes, professores e  outras pessoas da comunidade são convidados a visitar a Art`Cor. A exposição acontecerá nas salas de número 2 a 10, do bloco 8, e poderá ser visitada das 18 às 22h45.