Unicesumar
Unicesumar

Artistas do Cesumar expõem no Caribe

Reunindo obras de artistas de todo o Brasil, entre eles cinco maringaenses, o Circuito Internacional de Arte Brasileira, que em junho passou por Maringá, está sendo levado este mês à Trinidad, Tobago e República Dominicana, no Caribe. Também fazem parte do grupo, artistas de Curitiba, Campo Mourão e Assis Chateaubriand.


Encontrando-se em sua 11ª edição, o Circuito saiu do Brasil em março e percorreu vários países europeus. Depois veio a Maringá, São Paulo e está sendo levado novamente para fora do país.


O Circuito é uma realização do Colege Arte de Minas Gerais e reúne todos os anos obras de artistas pouco conhecidos, mas que tenham fortes características brasileiras. A seleção é feita por curadores no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.


Entre os artistas que expõem no Caribe, está a maringaense e professora de Artes Visuais do Cesumar, Deborah Kemmer, curadora do Circuito no Paraná. Ela acompanha essa etapa da exposição no exterior, representando os demais artistas brasileiros, graças ao destacado trabalho na seleção das obras no Estado.


Além dela, o coordenador de Artes Visuais do Cesumar, Antônio Miranda e as estudantes Marilda Toledo e Márcia Conde integram o Circuito. De Maringá, participam ainda Joseane Bornelli e Antônia Bonicontro.


Os representantes do Circuito Internacional de Arte Brasileira têm feito com que artistas brasileiros se tornem conhecidos no exterior. Desde sua 1o edição, o Circuito já passou pela Inglaterra, Espanha, Portugal, Áustria, Grécia, França, Itália e países do mercosul.


Na América Central, a exposição acontece desde 24 de outubro, passando pelo Museu Nacional de Trinidad e Tobago e Museu do Homem Dominicano, em Santo Domingo, República Dominicana.


O encerramento do Circuito acontecerá no Museu da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), no dia 25 de novembro.

Últimas notícias

Categorias