Unicesumar
Unicesumar

Atletas da Apae visitam o Museu Cesumar


Até o próximo dia 10, Maringá é sede da 20ª edição das Olimpíadas Especiais Nacional das Apaes. Durante toda esta semana, os 1300 atletas e técnicos de 23 estados aproveitam a estadia na cidade para conhecer o Museu Cesumar. O local foi escolhido pelos organizadores como o ponto turístico da cidade para visita oficial das delegações.

Para a técnica da delegação de Goiás, Ester de Souza, a visita a um local interativo e rico em cultura como o museu faz com que os competidores aliviem a tensão das provas. "Eles estão muito elétricos e um passeio assim serve para  relaxarem antes dos jogos e consequentemente  conseguirem melhores resultados", afirmou a técnica.

Também é de Goiás o atleta Euriclides Lotério, que participa das provas de natação. "Eu estava bastante ansioso para nadar hoje de tarde, mas depois que entrei aqui fiquei mais preocupado em ver tudo certinho e não perder nenhum detalhe", disse Lotério, que mora na cidade de Goiânia.

Tatiane de Freitas, que é de Londrina, participa da modalidade  de basquetebol e disse ter gostado muito de conhecer a história de Maringá. "Gostei mais é da casinha [Casa do Pioneiro], lá tem objetos que eu vejo na casa dos meus parentes", contou Tatiane.

As provas das Olimpíadas Especiais Nacional das Apaes acontecem na Vila Olímpica de Maringá. Estão em disputa as modalidades de atletismo, basquete, futsal, futebol sete, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa e capoeira.

Segundo a coordenadora do Museu Cesumar, Tatiane Cruz, é uma satisfação saber que o Museu Histórico mantido pela instituição é hoje uma referência na cidade. "Receber esses atletas aqui de todo o Brasil é um grande prazer", disse ela.

Últimas notícias

Categorias