Aulas de medicina começam segunda-feira no Cesumar

As aulas do curso de medicina do Cesumar começam segunda-feira (27), com a recepção aos calouros a partir das 8 horas, no auditório do bloco 6. O reitor Wilson de Matos Silva, diretores da área da saúde, coordenador e professores receberão a primeira turma de alunos do curso, que foi autorizado em novembro passado pelo MEC (Ministério da Educação).

Haverá atividade de integração entre os acadêmicos, apresentação do Projeto Pedagógico, das metodologias de estudo e das instalações, como salas de aula, laboratórios e biblioteca, entre outras. Os alunos também assistirão a uma palestra de sensibilização sobre doação de sangue e medula óssea.

A primeira turma de medicina é formada por cem alunos, que estarão divididos em dois grupos de 50.  A proposta pedagógica do curso fundamenta-se nos princípios da pedagogia interativa e o método de ensino se baseia no estudo de problemas, o que significa que os alunos irão trabalhar em pequenos grupos, de até dez integrantes, acompanhados sempre por um tutor, durante os quatro primeiros anos do curso.

A estrutura do curso de Medicina para atender aos três primeiros anos já está toda pronta. Mais de 80 laboratórios da área da saúde e outros específicos foram instalados para o desenvolvimento das aulas. O curso acontece em período integral com aulas pela manhã e à tarde.

Corpo docente

Os  professores que compõem o corpo docente do curso receberam treinamento esta semana sobre a ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas), metodologia adotada pelo curso que visa acima de tudo uma formação mais humanística dos futuros profissionais.

O curso foi ministrado pelo professor doutor Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, da Faculdade de Medicina de Marília, considerada referência nesta metodologia de ensino.

Segundo o professor, o perfil esperado hoje do médico é de um profissional com visão integral da assistência, senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e um promotor da saúde integral do ser humano. "É neste caminho que segue a ABP e assim será um grande desafio ser professor neste curso, porque o que nós queremos é  a formação de um profissional com esse novo perfil", concluiu.